Gestão Financeira: O que é, e qual a sua importância dentro das organizações?

Independentemente do tamanho da sua empresa, ou até mesmo se você está apenas tentando organizar suas finanças pessoais, existe um conceito chave para que você consiga sucesso: gestão financeira. E se você apenas ficar “olhando suas finanças pelo retrovisor”, talvez seja a hora de começar a pensar sobre isso!

“Gestão” é a palavra do momento no mundo corporativo e, de fato, os negócios que não se preocupam com os dados e investem em gestão estão fadados ao fracasso. E isso não se limita apenas às questões financeiras, mas para qualquer outro departamento.

Neste artigo você vai entender um pouco melhor sobre a gestão de uma empresa e como fazer para melhorar o seu negócio com base neste conceito.  

O que é Gestão financeira

O primeiro ponto é entender, de fato, do que se trata a gestão financeira. Na verdade, podemos dizer que é um conjunto de procedimentos administrativos e ações que envolvem três pilares: planejamento, análise e controle das atividades financeiras. 

É um conceito que está intimamente relacionado com despesas fixas, despesas variáveis, custos,  investimentos, empréstimos, lucros, financiamentos e etc. 

Como você pode imaginar, a gestão financeira é essencial para a vida de uma empresa, independente do segmento de atuação. Sem ela, não há chances de manter um negócio funcionando de maneira lucrativa.

É com a gestão que você vai conseguir ter uma visão panorâmica do seu negócio, possibilitando a tomada de ações de maneira estratégica e assertiva. A seguir, entenda um pouco mais sobre os 3 pilares dessa área da gestão.  

Planejar

Quando estamos falando em planejar estamos dizendo sobre estabelecer metas e objetivos. A partir disso, traçar quais serão as estratégias e ações para atingir. 

Planejar envolve identificar qual é a real situação financeira da empresa, bem como descobrir quais são as oportunidades e possíveis gargalos. 

Lembrando que o planejamento deve ser feito através de uma análise de mercado, condições internas da empresa, perspectivas e assim por diante. 

Controlar

O controle financeiro é essencial e apenas com o devido controle é possível manter o plano de ação estabelecido na etapa anterior. 

Ao ter controle da situação você também consegue avaliar quais são os resultados que estão sendo gerados. A partir disso você consegue traçar novas ações ao decorrer – caso seja necessário. 

Analisar

Dentro da gestão financeira a análise de dados é uma das coisas mais importantes. 

É a partir das análises que você conseguirá avaliar como estão indo as suas estratégias. 

Isso não vale apenas para questões financeiras, mas para qualquer tipo de ação que você venha a tomar dentro de uma empresa.

Investimentos 

Quando falamos de gestão financeira costumamos pensar sempre na contenção. O que podemos fazer para economizar e diminuir custos? 

Entretanto, as empresas que pensam na gestão apenas a partir dessa perspectiva provavelmente não se darão bem no mercado. Isso porque é preciso investir para conseguir maiores resultados.

Ou seja, a empresa precisa dispor de capital para trazer maiores números no futuro.

Porém, esse investimento deve ser feito com muita cautela para que, de fato, ele gere bons frutos.

O gerenciamento desses investimentos deve ser pré-estabelecido de acordo com as expectativas de orçamento e outros detalhes. 

Mas é importante salientar que uma empresa que tem visão de futuro sempre terá que realizar investimento. 

Seja contratando novas pessoas, profissionalizando mais a equipe, contratando novos programas, novos equipamentos e assim por diante.

E, claro, tudo isso deve ser feito com o mais absoluto controle, ou seja, gestão financeira. Mesmo que o investimento seja assertivo, não se pode fazê-lo sem o planejamento que já falamos anteriormente. 

Benefícios de uma boa gestão financeira

Talvez você já tenha total consciência dos benefícios de uma boa gestão financeira, mas será que você entende a sua importância a ponto de investir nesse setor de maneira adequada? 

Veja quais são os principais benefícios de apostar em uma empresa com boa gestão: 

Gaste menos do que recebe

Primeiramente, a gestão na área de finanças irá prezar pelo básico: para que você tenha lucro é necessário gastar menos do que você recebe. 

E isso inclui tudo: funcionários, aluguel, matéria-prima, equipamentos, manutenção, seguro, transporte, dentre outras despesas fixas e variáveis. 

A partir do momento que você tiver uma boa gestão, com certeza os seus lucros estarão garantidos. 

Lembrando que a gestão permitirá que você gaste menos, mas sem comprometer a operação ou produtos/serviços oferecidos. 

Planejamento dos próximos passos financeiros

Todos os departamentos devem saber responder à pergunta “qual é o próximo passo?”. Isso é fundamental para atingir as metas esperadas da melhor maneira possível.

Quando você tem uma visão ampla e clara das informações financeiras fica mais fácil traçar as próximas ações de maneira estratégica. 

Investimentos pontuais e assertivos

Como já falamos anteriormente, investir no seu próprio negócio é algo que deve ser feito. Porém, é fundamental que isso seja realizado de forma assertiva. Caso contrário, você realmente pode estar perdendo dinheiro com essa operação.

Quando há gestão financeira você consegue avaliar melhor o que poderá dar certo ou não na sua empresa. Isso, inclusive, é o que garantirá lucros maiores no futuro. 

Crie uma reserva de emergência

Quando você tem uma organização das contas da sua empresa será possível acumular capital. 

É importante ter uma reserva emergencial para lidar com os obstáculos que possam vir a aparecer. Há coisas que não são previstas e que podem desestruturar a economia. 

A pandemia causada pelo Covid-19, por exemplo, causou um grande baque na economia. As empresas que não possuíam reservas fecharam nessa época. Por isso, não abra mão dessa reserva. 

Organização é fundamental 

Quando falamos em gestão financeira estamos tratando diretamente sobre a organização do seu empreendimento.

E, aqui, “organização” vem no sentido mais puro da palavra. É importantíssimo que todos os dados e informações estejam devidamente organizados e categorizados.

Isso irá ajudar a ter uma visão geral do negócio, além de assegurar que tudo estará em seu devido lugar. Nada de perder documentos ou gastar horas e horas buscando informações. 

Por isso, a cultura da sua empresa deve ter a organização como um dos pilares. Ela é, com toda a certeza, um dos conceitos fundamentais da gestão financeira. 

Lide com profissionais qualificados 

Além de programas que auxiliem na gestão, também é imprescindível que haja uma equipe devidamente qualificada e habilitada para tomar conta das finanças.

Caso contrário, mesmo com toda a organização e programas inteligentes não haverá meios de tomar decisões assertivas. 

Os cursos e treinamentos de gestão ajudam – e muito – nesse momento, sendo uma alternativa para quem deseja melhorar a gestão empresarial.

Tenha sistemas que lhe auxiliem 

O método de organizar é um grande diferencial na vida das empresas. Ter arquivos físicos dentro de armários é algo antiquado e que poucas empresas adotam, entretanto, muitas delas ainda possuem um sistema de organização defasado. 

Os softwares de gestão empresarial (ERP) são ferramentas fundamentais hoje em dia. A partir deles você conseguirá armazenar dados e trabalhar com eles de uma forma bem intuitiva, pois te dará o controle financeiro na sua empresa.

Para isso, é importante que entenda e diferencie os tipos de controle financeiro. Assim, você conseguirá separar a organizar as finanças do negócio por áreas específicas, sabendo quais pontos precisam ser melhorados. 

A seguir, listamos os pontos imprescindíveis de uma boa estratégia de gestão financeira e explicaremos como você pode aplicar esses pontos em sua realidade. 

Fluxo de caixa

O fluxo de caixa é um dos tipos de controle financeiro mais simples e usuais. Ao mesmo tempo, é um dos mais importantes, afinal, é ele que registra todo o fluxo de entrada e saída de dinheiro da empresa. Ainda, é por ele que você pode perceber se sua empresa está gerando lucro ou se será preciso alguma medida emergencial para o seu negócio, como a necessidade de um empréstimo. 

Em tese, essa prática consiste na elaboração de planilhas e documentos que possam ser diariamente alimentados registrando todos os ganhos e gastos da empresa em um determinado período. Dessa forma, é possível ter uma visão detalhada da organização financeira da empresa e avaliar o real capital do negócio. 

Gestão de contas a pagar e a receber 

A gestão de contas permite que você possa visualizar tudo o que a empresa precisa pagar e o que ainda tem a receber. Sendo assim, ela oferece informações valiosas sobre o negócio e possibilita a tomada de decisões mais coerente e assertiva. 

Tal método também permite que você possa ter um maior controle de inadimplência, pois, dessa forma, você tem documentando o que ainda precisa receber dos clientes e parceiros. Além disso, tem maior controle das quantias que precisa manter em caixa para quitar as contas. Assim, você evita finalizar o mês com um saldo negativo. 

Balanço Patrimonial 

O balanço patrimonial representa os indicadores que contemplam as finanças e o patrimônio do negócio. Esse método indica a evolução da empresa ao longo do tempo e permite a análise do comportamento financeiro. 

Ainda, trata-se de uma análise completa que engloba diversos fatores para que você possa compreender o real trajeto dos recursos financeiros. Esse tipo de controle considera todos os bens e direitos da empresa, contas, dívidas e tributos pagos. Ao final, será possível analisar dados estatísticos que permitirão decisões financeiras mais conscientes.

Gestão de notas fiscais 

A gestão de notas fiscais é um ótimo método para avaliar o cotidiano da sua empresa, permitindo uma maior organização do controle financeiro. Isso porque, por meio dela, será possível registrar e comprovar todas as transações financeiras decorrentes das compras e vendas cotidianas. 

Por isso, é importante realizar esse processo de forma muito responsável, registrando continuamente todos os gastos e ganhos que possam ocorrer. Assim, diversos problemas em outros departamentos poderão ser evitados. 

Fundo de reserva emergencial

É importante considerarmos que imprevistos são comuns e podem acontecer a qualquer momento, independente da área de atuação. Diante disso, esse método de controle financeiro busca garantir o pleno funcionamento e gerenciamento da empresa em meio a crises e à diminuição dos impactos de possíveis surpresas desagradáveis.

Para colocá-lo em prática, é necessário reservar parte do lucro líquido para o fundo de reserva emergencial, que pode ser uma poupança ou até mesmo investimentos diversos. O importante é ter em mente que esse valor é destinado a futuros cenários hipotéticos e não deve ser utilizado de forma leviana. 

Gestão de custos

O método de gestão de custos é uma oportunidade de entender o potencial de crescimento do negócio e possibilitar decisões estratégicas visando a diminuição de despesas e maximização de lucros.  Em resumo, trata-se de um balanço dos custos fixos e variáveis da empresa. 

Esse indicador também é uma ótima estratégia para que você possa posicionar o seu negócio de forma competitiva, utilizando a precificação estratégica que considera a realidade atual do mercado. 

Além disso, a gestão de custos permite uma boa estratégia de gestão de controle financeiro, já que você pode entender os gastos inclusos na produção e comercialização dos produtos/serviços.   

Como tornar a rotina da gestão de controle financeiro mais prática?   

Para colocar em prática todos esses métodos de gestão de controle financeiro, você não precisa fazer tudo sozinho. Conte com o auxílio de um sistema 100% web e totalmente integrado que traz soluções sob medida para o seu negócio. 

As ferramentas do ERP Servinn tornarão a sua rotina de controle financeiro mais prática e ágil. Entenda como cada uma pode ajudar você com a rotina da sua empresa. Clique aqui e solicite uma demonstração para entender como nosso sistema pode impulsionar sua gestão, e melhorar seus resultados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo